sexta-feira, 31 de agosto de 2012

«Do Less. Get More Done»

«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»

Acredito verdadeiramente (por isso o tenho feito ou no mínimo, tenho vindo a tentar fazer há já vários meses) que se eliminar tudo aquilo que não é essencial (objectos, tarefas, coisas, compromissos, pessoas, pensamentos, ideias ...) ganharei o tempo que é preciso e precioso para fazer aquilo que mais gosto de fazer, aquilo que mais prazer me dá, aquilo que realmente me faz feliz, pensar só e apenas no que é preciso, ou mesmo não pensar em nada. Ou seja,  Ser e Agir  como uma pessoa mental e comportamentalmente saudável!
E muito mais espero vir a descobrir...a Aprender (persitência é importante). Não posso é desistir desta Nova Aprendizagem para a Vida. Para durante a Vida. Aprender Sempre. Reflectir sempre. Não é fácil, mas o processo é bom! E será para sempre um PROCESSO.

«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»
«Do Less. Get More Done»

( http://zenhabits.net/ )

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bodas de Ouro em Proença a Nova

Pergunta a Jornalista: «Então Dona X, qual é o segredo para um casamento durar 50 anos?»
Diz a Dona X (sentada à mesa do Mega Almoço + Jantar) já com os seus sessentas\setentas e muitos anos e com um ar muito espevitado : «Olhe menina, ele nunca me bateu, disso não me posso queixar…» E sorrisos após terminar esta frase…
Fogo, que fácil manter um casamento de 50 anos! Hoje em dia somos muito, mas muito mais exigentes e mesquinhos uns com os outros. Tão fácil que poderia ser!
Pergunta a Jornalista a uma outra \ diferente Dona Y : «Então Dona Y, qual é o segredo para um casamento durar 50 anos?»
Diz a Dona Y (de pé) já com os seus sessentas\setentas e muitos anos, apresentando-se com um puxinho a prender todos os seus brancos cabelos : « Ai menina…ele bebia tanto, tanto, mas AGORA só bebe água! » e diz ele (o marido) que estava ao seu lado também de pé : « Olhe, agora somos muito mais felizes, bibemos muito melhor, agora é que é! Im antes era pior que agora!» e junto dele, de braço dado, a sua esposa de há 50 anos continuava a parafrasear-se a ela própria «Ele bebia muito…era muito difícil…» acenando com a cabeça…enquanto ele estava sorridente, feliz e gabarolas pelas Bodas J
É, de facto é anedótico. Mas é real.
E não é nada que hoje em dia ainda não exista…Custa-me ver casos assim semelhantes no nosso século e “na porta ao lado”. E eu sei que existem motivos que sustentam esse viver assim, sim há sempre um motivo (quer concordemos ou não, quer consigamos ou não compreender eles\os  motivos pessoais existem na cabeça de cada um).
Mas as pessoas têm o direito de escolher como viver.
Cada pessoa é responsável pela vida que tem, seja essa responsabilidade obviamente partilhada, mas cada um de nós tem a vida que escolhe. Agora uns escolhem viver Apaixonados, outros escolhem o Dinheiro, outros escolhem a Felicidade Plena e Real acima de tudo, outros escolhem uma vida recheada de riqueza, uns escolhem ficar bem perante os outros, outros escolhem viver com alguém que seja um bom pai\mãe para os filhos, outros escolhem não ter filhos, outros escolhem viver apaixonados pela carreira com "alguém" ao lado, outros escolhem fazer a vontade à família, enfim…existem inúmeros motivos que nos levam a enveredar por um determinado caminho na vida.
Mas a Escolha é sempre de cada um.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Foi...

Foi bom o desapego a tudo aquilo que a partir de amanhã me espera. Foi bom sentir despreocupação, foi bom não ter dor de cabeça (a não ser a derivada de um dente doentinho...), foi bom não ter o corpo cansado, aquele cansaço mau, pesado, doloroso do final do dia, foi bom não ler e-mails, não ir ao facebook, foi bom comer sem regra, foi bom apanhar sol, foi bom tomar banhos no mar da Praia Azul, foi bom tomar banhos na Barragem de Montargil (ai tanto calor!! nunca senti igual...obrigou-nos mesmo a zarpar dali para fora!), foi bom conhecer desconhecidos, foi bom ouvir, reparar, observar e escutar os desconhecidos, foi bom vê-los! foi bom não pertencer à vida à qual me dedicarei a partir de amanhã...foi bom (tal como tinha dito antes...) não saber do telemóvel...foi muito bom andar dias e dias de chinelos (tal como tinha dito antes...), foi tão bom tudo fazer, tudo sentir com o meu Especial Amor:) Esse Especial Amor que a cada passagem mais Amo, Admiro, cada vez mais dele saudades sinto...Sim, já sinto saudades tuas:) Eu sou quem sou porque é em ti que sem dúvida encontro um prolongamento daquilo que eu sou e quero ser. É junto a ti que a minha/nossa vida tem tão graciosa e felizmente mudado...


Aqui deixo algumas imagens daquilo que foi...daquilo que não voltará a ser assim tal e qual, que eu vivi com enorme prazer, mas que pronto, foi... Foi Muitoooo BOM!
Mas também quero que amanhã chegue, para que importantes e marcantes dias se tornem num "foi" que seja também importante sobre ele falar, escrever e recordar.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O meu coração encheu-se de amor e a minha alma de uma vibrante felicidade

A minha ausência fora para ele imensa!! Para um humano comum, tal como para mim, eu diria que a minha ausência fora de apenas cerca de 15 minutos aproximadamente. Mas para ele, ela fora demasiado longa! Profundamente longa, não tenho qualquer dúvida...Daí a sua reacção no nosso reencontro passados esses LONGOS 15 minutos...Ele recebeu-me frenéticamente, de tal forma entusiasta que me garante com certeza absoluta que a espera, para ele, fora angustiante... No reencontro (decorridos "apenas" 15 minutos), ele revirou-se e desdobrou-se em saltos, saltos e saltos e saltos, tantos e tantos saltos numa tentativa de "me abraçar" para sempre para que assim não pudessem decorrer mais 15 minutos nenhuns da minha ausência. Agachei-me ainda com os sacos na mão, mais a carteira na outra e muitos miminhos lhe retribuí...muitos...mas não os suficientes dado "todo o tempo" que ele esperou por mim...não..pois os saltos recomeçaram com alguns uivos à mistura...então atirei os sacos para cima da bancada e peguei-o ao calo, ele não sorri, mas eu sei que ele o faz à maneira dele :) Peguei-o ao colo, mandei a carteira para cima do sofá e deitei-me com ele numa fusão de ternura tão emotiva que nem tenho memória de uma igual...Durante as carícias que lhe ia dando retribuídas com lambidelas nos braços, pescoço, rosto...os meus olhos encheram-se de lágrimas e o meu coração encheu-se de amor e a minha alma de uma vibrante felicidade e ternura por um momento tão afectivo com o meu 4 patas...! Ele encheu-me de amor, de afecto, de felicidade, de alegria, faz-me PARAR e emergir em preciosos momentos de muita ternura e amor entre Eu e Ele, que "tanto tempo" esperou por mim...e todas as suas manifestações são de real e profunda saudade, de real e profunda vontade de não mais sair de junto de mim...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Virose Social

A Virose Social é TERRÍVEL! Das piores dos últimos séculos. Verdade! Contamina qualquer um, basta que o "Ser" esteja desprovido de personalidade devidamente vincada e já foste! (vou falar no feminino que me é mais fácil :) )  Já vês Quintas, já casaste, já vais de férias com quem nem gostas muito (com uns que em tempos criticavas e mal dizias...), já tens "amigos" novos, os jantares vão rodando entre as casas desses "amigos", já vais de passagem d'ano com esses "amigos" novos, já estás a ir ao médico para planear o filho (esse médico é o mesmo de outras já infectadas pela mesma Virose), já estás grávida, já estás mais gorda, já tens dias certos para ir à sogra, ao Domingo fazes sempre a mesma coisa, já alteraste o teu estado no facebook, já publicas fotos com os sogros, já tens empregada de limpeza mesmo sem ser necessário, já trocas receitas, já só fazes saídas no mínimo a 4 (nunca em ímpares!!), já não te metes em desportos radicais, só mesmo esplanadas e afins, ir a concertos só mesmo sentada, já tens dia certo para ir ao cabeleireiro, já só compras sapatos com ele ou com a esposa do amigo dele...bem, e já estás contaminada pela virose! E tu já não és tu, agora és um "Eu" contaminado. Que tem os mesmos sinais e sintomas que tantos outros seres... E tens que levar a mesma vida que os restantes seres também já contaminados pela Virose Social. Sim, depois as Vidas têm que ter o mesmo rumo, têm que percorrer os mesmos caminhos. Sim, a Virose é mesmo assim...(parece tudo saído da mesma "linha de produção") E neste caso particular, penso que de nada vale esperar pela ciência...A cura ou melhor diria que a Prevenção está em cada um de nós. Sim, cada um terá que olhar para dentro de si mesmo e encontrar o seu verdadeiro Eu. Quando encontrado...simples, é estimá-lo, dar-lhe polimento, pô-lo a brilhar, dar-lhe carga, muita carga e usar e abusar dele e só dele!! Nada de  Eu's Mixados...Nada disso. Sejamos Nós mesmos. Mostremos quem somos e quem queremos ser e só assim poderemos ficar imunes á Virose Social...
Ficando apenas como meros espectadores desta Pandemia!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Tasca :)

Obrigada pela imagem Mi Love:)


(Claro que não recomendado para Vegetarianos que tenham fome. Apenas para os que têm Sede! ehehehe!)

Fim de Tarde na Tasca


Fomos à Tasca dos ditos maiores Bolinhos de Bacalhau do "Puorto"! A Tasca era pequenérrima e repleta de gente bairrista (quais Turistas,quais quê...!!) aos berros, a comerem e a beberem muito, muitíssimo e com suas bocas e mãos bezuntadas de gordura dos Belos Petiscos Fritos e Oleados lá da Tasca.
Do lado de lá do balcão era fritura e mais fritura de tudo um pouco com duas senhoras em azáfama só mesmo vista cá no Norte. Além delas um Senhor Gigantesco (para cima e para os lados) com seu Pólo Amarelo pingado a suor abundante que escorria de seu rosto simpático. O Senhor era de um atendimento de Jóia! Não ele não era Brasileiro, mas era Super Amistoso e Engraçadote.
Lá nos sentamos numa mesa comprida com bancos corridos, após fazermos o pedido ao balcão.
Sob a melodia dos berros e goladas e copos a pousar nas mesas, aguardávamos os nossos Bolinhos...
«Olhe podemos sentar daquele lado?» E nós «Claro que sim, podem!» Elas eram duas! Duas "avós" independentes da Vida. Elas eram loiras. Uma exibia umas longas unhas verde Sporting que combinavam com a sua garrida blusa de licra por baixo de um coletinho rendado branco. Além das verdes unhas, gostei também dos milhares de vincos que sua cara mostrava. Ai tantos vincos, meu deus!! Pareciam desenhados a lápis de minas! Mas que bem disposta que era ela, a mais "vincada":) A outra menos vincada, tanto da sua vida carrega que falando dela talvez lhe pareça que a carga diminui ou por outro lado pode achar que as suas histórias são um fascínio para os demais ouvintes...Uma excelente senhora, mas passada a história da filha ex rica com um filho, mais o neto, o bisneto, o trabalho com os acamados, a neta que estuda em Gandra, o restaurante da filha com excelentes francesinhas....ui!!!! Ela estava a tornar-se mais "barulhenta" que os restantes bairristas da Tasca! Que chata!
Finalmente chegaram as "Sapatilhas" com um explendor de brilho gordurento e ela, a menos vincada, calou-se! E as duas atacaram as Sapatilhas! E lambusaram-se com as Sapatilhas!! (Bacalhau esfiado frito envolvido numa massa tipo crepe, todo ele frito). E mais uma golada de branco da casa! Aaaaaah! Daquele engarrafado em garrafões da Água do Fastio! É! Parecia sumo... E elas as "avós" nada de palavras, só acenos de cabeça como quem diz "isto está aqui um pitéu do melhor":) E estaria...Havemos de lá voltar para nos besuntarmos com aquilo:)

E assim com duas avós desconhecidas finalizamos o fim de tarde...

Was a beautiful day:)

Ontem eu não fazia ideia que hoje iria ser hoje. Ontem eu não sabia que hoje ia ser o dia de hoje com horas e tudo. Eu ontem não sabia que o hoje iria mesmo acontecer...Eu ontem não sabia que hora se seguia àquela hora em que eu não sabia que hora era. Eu ontem não sabia que hoje eu seria a pessoa que sou hoje, aqui e agora. Sim, ontem era só apenas ontem naquele lugar e com aquela pessoa (RC) e NADA MAIS. Nem o passado, nem o futuro existiam, nem mesmo o daqui a pouco ou o logo só e apenas o aqui e agora de ontem! Pode parecer exagerado isto, mas não é.
A minha memória não me mostra nenhum momento recente assim passado na sua Plenitude em que o Mergulho no Prazer do Momento fora de tal forma profundo, profundo que o tempo parou naquele ali,lá, sim o tempo parou porque eu Mergulhei bem fundo e explorei, explorei, explorei ao máximo toda a magia de não sentir mais nada, do que sentir apenas muito e intensamente o momento, o instante. É Muito Humano. Faz tão bem...Dá-nos saúde à Alma, à Mente, ao Coração, faz-nos sentir o Amor à nossa volta e dentro de nós...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Tuka quer muito...

Uhm!! Estou verdadeiramente inspirada para ir de férias :) Preciso dos mimos das férias, preciso da preguiça que as férias me dão, preciso das não rotinas que as férias me dão, preciso do não planeamento que tenho que fazer nas férias, preciso de não saber que horas são, preciso de não saber em que dia da semana estou, preciso de não saber o que vou comer logo ou amanhã, preciso de me esquecer de quem sou no resto do ano, preciso de me esquecer de passwords e senhas, preciso de me esquecer do nome de algumas pesssoas, preciso de não saber o que vou vestir hoje ou amanhã, preciso de me esquecer do telemóvel, preciso de ver pessoas diferentes, preciso de sentir cheiros diferentes, preciso de andar mais de chinelos, preciso de começar a usar o meu protector Novo (Factor 50! Sempre!), preciso de abandonar umas certas pastilhas, preciso e preciso e preciso e preciso de IR AO SABOR DO VENTO E DAS ONDAS sem saber bem como e onde vou acabar! 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Será que é SIMPLES?

Estou com Medo! Sim, não consigo estar entusiasmada porque tenho receios variados...Não sei se a minha pessoa, aquela que eu sou há tantos anos (quase 30) será capaz...Eu sou tão simples na vida, será que isto vai ser simples? Dá ideia que é, mas não sei...Eu vou experimentar e depois logo vejo se é ou não SIMPLES...(dúvidas, muitas dúvidas...).